quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Contrastes

por Patrícia Maia



Um ensaio na UNB, um rato no teto, um monte de entulhos ao lado. Duas mulheres passam e perguntam indignadas: Com tanto lugar bonito lá em cima, porque escolher aqui?? 


Bailarina: Patrícia Maia
Fotógrafo: Márcio Braz
Local: UNB

A ideia de um ensaio no lixo, atendida pelo Braz (este fotografo capaz de entender a alma das bailarinas), partiu de uma inquietação que sempre me fez pensar a respeito do contraste que representam, para mim, o ballet clássico e o contemporâneo.

Se por um lado adoro a bailarina delicada, leve, pura, um ser angelical e quase intocável, descrita por Chico Buarque, por outro, me causa verdadeiro fascínio a forma como Pina Bausch procurava, através da dança contemporânea, retratar a realidade humana por meio de seus conflitos, medos, tristezas, amores, sonhos... Essa mistura de sentimentos e divagações que convidam o público a refletir sobre temas desconcertantes, confusos e intrigantes como a própria vida!


Bailarina: Patrícia Maia
Fotógrafo: Márcio Braz
Local: UNB


Seriam esses dois extremos incapazes de se misturar ou viver em harmonia? Como disse minha amiga Yvone, seria essa a desconstrução da bailarina? Ou a busca da mulher que explode por dentro? A construção de uma nova forma de ver as coisas?

Talvez a busca de um equilíbrio entre esses extremos:  o amor pelo ballet delicado e suave e a paixão pelo contemporâneo forte, avassalador, mas conflitante, como qualquer paixão.


Bailarina: Patrícia Maia
Fotógrafo: Márcio Braz
Local: UNB


4 comentários:

  1. Parabéns pelo post Paty! Há muito queria também essa foto com mais contraste entre luz e sombra - força e delicadeza. A foto revela a sombra projetada, daquilo tudo que não se revela em um plano consciente, mas que se impõe à realidade formada pela bailarina sempre em destaque. Parabéns por conseguir traduzir todas essas antíteses num belo texto e obrigado pelas imagens!

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana! Braz, parabéns pelas fotos. Excelente iluminação e cores. Paty, parabéns pelo texto e é claro, pelas fotos. Muito bom...

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Fabiano! Fico feliz em saber que você gostou do resultado!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Fabiano! Grande abraço meu velho!

    ResponderExcluir

Bailarinas do Cerrado, 2013.