terça-feira, 28 de agosto de 2012

Na ponta do pé


por Maíra Brito 

Brasília 
29 de agosto de 2012.  



Bailarina: Maíra Brito
Fotógrafo: Marcio Braz
Brasília, Catedral Rainha da Paz.


Minha mãe me conta algumas histórias sobre a minha avó. Uma das que mais me impressiona é sobre a vontade que ela sempre teve de aprender a tocar piano.

Sonhos nos acalentam e nos ajudam a imaginar que a felicidade existe em algo além de nós. São mapas cheios de atalhos e desvios, faíscam pra nos empurrar adiante. E nos impulsionam a subir nas pontas dos pés.



Bailarina: Maíra Brito
Fotógrafo: Marcio Braz
Brasília, Catedral Rainha da Paz.


Minha avó era vaidosa. Muito vaidosa. E minha versão bailarina é exatamente assim. Aluna que gosta de meia calça, colant e tem sempre uma flor no cabelo. Dedicada, quer saber o que significa cada nome do ballet. E talvez um pouco racional demais, que em alguns chega a ficar paralisada diante de um passo que foge à compreensão imediata do corpo e só ganha sentido depois de 395 tortas repetições.



Bailarina: Maíra Brito
Fotógrafo: Marcio Braz
Brasília, Parque da Cidade
 
O entendimento talvez não me chegue a todos os músculos do corpo, mas a dificuldade fica fixada na minha imaginação. E de lá desperta diante de tantos outros bailarinos, que transformam toda a complicação em  delicadeza.

Aprender ballet é ter a chance de aprender a admirar não o que você sabe, mas o que os outros te oferecem de belo. É ter a chance de ver pequenas perfeições nos detalhes - em todos os detalhes, de todas as histórias, todas as pessoas, todas as situações, todas as coisas.




para Dona Preta (1921-2012)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bailarinas do Cerrado, 2013.